Thumb-pergunte-ao-psicologo
Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
0 Comentário

Mindfulness é tipo de Meditação que foi inspirada na meditação budista e adaptada ao ocidente.
Todos sabemos que os monges budistas se dedicam várias horas por dia meditando e com isso conseguem atingir estados profundos de iluminação interior e controle de funções corporais pensamentos, sentimentos etc.
Há mais ou menos 30 anos um médico americano chamado Jon Kabat-Zinn trouxe essa técnica para o ocidente e adaptou-a com foco em saúde. Mindfulness significa atenção plena. “Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo”. 
(Jon Kabat-Zinn). Vivemos numa sociedade atribulada e nossa mente viaja sempre em dois polos: passado e futuro. Damos grande importância ao que aconteceu no nosso passado e vivemos lamentando nossas experiências negativas da infância e adolescência.
Por outro lado, temos medo de que o nosso passado negativo volte a ser revivido no futuro e essa alternância entre passado e futuro torna-se uma prática compulsiva que consome grande parte da nossa energia e impede que vivamos uma vida tranquila com os pés e a cabeça voltada única e exclusivamente no nosso momento presente.
A falta de foco no presente é responsável pela maioria dos fracassos nos nossos objetivos em todas as áreas da nossa vida, pode-se dizer. Todo resultado fica comprometido se não estamos cem por cento voltados para o que queremos fazer. A Meditação Mindfulness propõe essa parada diária para que possamos observar a nós mesmos e desenvolver uma consciência plena dos nossos sentidos e do que acontece no nosso interior.
É diferente de relaxamento e mentalização pois a Mindfulness não tem pretenções de modificar nada. A proposta é simplesmente sentar-se num lugar calmo com a coluna reta porém não rígida e focar em si mesmo buscando ter atenção plena ao momento presente sem fazer qualquer juízo de valor do tipo se está bom ou ruim.
Sugere-se um tempo de inicial de dez minutos apenas. A pessoa pode se ancorar em qualquer estímulo do corpo preferencialmente a respiração. A prática frequente desta meditação, produz efeitos positivos em todos os aspectos da nossa vida. Atualmente tem-se feito estudos no mundo todo a respeito dos benefícios da Mindfulness e pesquisas publicadas em revistas científicas comprovam sua eficácia em trabalhos com pessoas com diagnósticos de câncer, ansiedade, depressão, dor crônica, cardiopatias, e outros transtornos relacionados ao “estresse”; bem como em indivíduos considerados saudáveis, mas com níveis elevados de “estresse”, como profissionais, estudantes, atletas, entre outros.
O Brasil demorou muito tempo para se dar conta dessa ciência ao contrário de outros paíse da Europa e Estados Unidos onde o estudo e a prática tornou-se comum. Mas alguns centros estão se dedicando seriamente em tornar a Mindfulness um recurso popular e natural para a obtenção de saúde física e psíquica, também aqui no Brasil.
Aprenda e pratique a Mindfulness com certeza, você vai viver melhor.
Romildo

Entre em contato!


Deixe uma resposta